Home » Serviços » Mastologia » Linfonodo Sentinela

Linfonodo Sentinela

Cintilografia mamária no pré-operatório com a identificação do Linfonodo Sentinela

Quanto mais precoce o câncer de mama for detectado menor é a possibilidade de envolvimento metastático axilar. Para estes casos o esvaziamento axilar total seria um procedimento exagerado. O linfonodo sentinela é o primeiro linfonodo a ser envolvido no caso de acometimento axilar, avaliar somente o linfonodo sentinela pode predizer a possibilidade de envolvimento axilar, se este linfonodo estiver comprometido só então se justificaria o esvaziamento axilar.

A retirada somente do linfonodo sentinela reduz a possibilidade de edema do membro superior homolateral que acontece em pequena parcela de casos na nossa experiência.

Retirada cirúrgica do Linfonodo Sentinela

A identificação do linfonodo sentinela na axila se faz através da injeção de um marcador radioativo próximo da aréola ou próximo do tumor na mama, esse marcador segue os vasos linfáticos e se concentra no primeiro linfonodo na axila. Utilizando-se de uma sonda (“probe”) esse linfonodo pode ser identificado e retirado com precisão e segurança poupando os demais linfonodos axilares.

No laboratório, o linfonodo sentinela é minuciosamente estudado, estando negativo os demais linfonodos não precisão ser retirados em um segundo tempo cirúrgico.